Material gratuito para downloads

 Um material voltado para os públicos adolescentes, jovens, famílias e empresas, elaborado para esclarecer sobre a oportunidade de ingresso no mercado de trabalho na condição de jovem aprendiz, a partir dos 14 anos. 

Esse é o Guia da Aprendizagem Jovem Aprendiz “A Turma dos Patrulheiros e Parceiros”, realizado pelos Patrulheiros de Campinas para reforçar o Programa de Socioaprendizagem e as ações do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem.

O lançamento aconteceu no dia do aniversário de 55 anos do Patrulheiros Campinas, sendo a 1ª versão digital para download e em breve a versão impressa. 

Produzido pelos Patrulheiros de Campinas, em parceria com o
Comitê de Erradicação do Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem do TRT-15, o Guia traz informações que podem solucionar eventuais dúvidas sobre a aprendizagem, tais como: duração do contrato e da jornada de trabalho, direitos e deveres, legislação, entre outros.

 

 

O material foi elaborado com cores fortes, diversidade de imagens e linguagem acessível, buscando atrair o público-alvo para a leitura. A ideia é distribuir com o guia da aprendizagem na rede pública de ensino e para empresas da região da RMC. 

Para o presidente dos Patrulheiros Campinas Wesley Pacheco, incentivador do Guia, “a aprendizagem é uma alternativa para introduzir os adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social e em situação irregular de trabalho infantil no mercado formal de trabalho, com proteção e acompanhamento de uma equipe de referência, ao mesmo tempo que oportuniza a qualificação profissional, mantém o adolescente na escola ou promove o retorno daqueles que abandonaram os estudos”.

Segundo o Conselho Superior da Justiça do Trabalho “no Brasil há 2,2 milhões de adolescentes entre 14 e 17 anos trabalhando, com 81% destes de forma ilegal, expostos a riscos de acidentes, cumprindo longas jornadas e em situação de vulnerabilidade. 

A aprendizagem será vital tanto para o desenvolvimento desses adolescentes e jovens, quanto do país, ao romper o círculo vicioso da pobreza. O crescimento do aprendiz também reverterá em benefício para as empresas, que poderão contar no futuro com trabalhadores capacitados, retornando o investimento aplicado”, ressalta o presidente do Patrulheiros Campinas.

 

CLIQUE NA IMAGEM PARA DOWNLOAD